A dica do filme que vou dar hoje, poderá criar algum tipo de polêmica, já que estarei falando nas próximas linhas de um dos maiores petardos de David Cronenberg. Não, este não é meu predileto em sua filmografia, aliás, filmografia que aprecio por inteira, mas me refiro a este como um dos mais pesados, por conta da brutal dualidade das cenas, que podem levar o espectador a uma compreensão que vai além de um raso entendimento.
Cronenberg em sua obsessão pelo corpo, apresenta neste longa-metragem, a transposição do indivíduo para uma outra realidade. Em um primeiro momento,o filme denota certo clichê, principalmente depois da massificação do tema através da exaustiva franquia Matrix, mas no final de tudo, revela-se distante do lugar-comum, do simples escapismo. Não ignore sob hipótese alguma, que ExistenZ foi lançado poucos meses antes da primeira "Matriz" dos irmãos Wachowski, fato capaz de gerar especulações acerca de quem foi verdadeiramente o pioneiro a levar o conceito de um novo/paralelo mundo ao cinema em tempos que se aguardava a virada do século. De qualquer modo, Matrix nunca me pareceu capaz de sustentar a discussão a um nível verdadeiramente sério.
A narrativa de ExistenZ se aproxima do dilema fáustico, onde o corpo físico é substituído por um outro, potencializado e livre dos tormentos da carne, enquanto que em Matrix, o que vemos é o caduco maniqueísmo de sempre, representado por uma espécie de busca pela salvação da humanidade, aludindo a todo instante aos preceitos cristãos.
Ainda comparando as duas produções, chamo atenção para uma cena em específico onde percebe-se algum plágio, disfarçado, é claro, mas ainda assim um plágio: Quando assistirem ao ExistenZ, atentem para a "bio-porta" e se perguntem se o inseto estrambólico, inserido na personagem Neo, através daquele processo tecno-orgânico, não evoca simbologia semelhante.
ExistenZ é a versão definitiva de um jogo, criado pela personagem de Jennifer Jason Leigh, que pretende suplantar a realidade de maneira ainda mais completa do que a anterior. Através de uma conexão de corpos a consoles "vivos", os que experimentam o entretenimento, se permitem transcender suas próprias vidas, se projetando em outro campo de experiência. Ao apresentar o novo jogo a ávidos entusiastas, Allegra Geller acaba por dá início a toda a trama.
Ficha Técnica:
Título Original: ExistenZ
Tempo de Duração: 97 minutos
Direção: David Cronenberg
Roteiro: David Cronenberg
Produção: David Cronenberg, Andras Hamori e Robert Lantos
Lançamento (EUA): 1999
Nota: 7,0
1 comentários:
hummm... Gostei desse filme ae.. vou procurar pra assistir.
Postar um comentário